A fratura de pé tem como uma de suas principais causas os acidentes automobilísticos, seu tratamento inclui a limpeza e desinfecção da lesão, redução da fratura e fixação com pinos, placas ou parafusos para permitir a cicatrização adequada.
01
02
03
04
Materiais e métodos: Este trabalho foi realizado com base no CARE case report guideline através de análise de prontuário e registro fotográfico ao longo do tratamento, houve consentimento do paciente por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Resultados: Paciente do sexo masculino, 43 anos, vítima de acidente automobilístico,com fratura de pé direito e lesão em maléolo lateral direito, foi submetido a cirurgia de reparo, evoluindo com deiscência de sutura. À admissão por equipe multidisciplinar de tratamento avançado em feridas, apresentava lesão em dorso com ferida cirúrgica com bordas delimitadas, regulares, fragilizadas com presença de esfacelos e necrose, deiscência expondo leito com tecido de granulação e biofilme, drenando exsudato de aspecto serossanguinolento de coloração marrom-avermelhado em quantidade moderada, odor característico, perilesão apresentando fragilização, edema intenso e hiperemia; lesão em maléolo lateral direito evidenciando leito com necrose bem aderida ao centro e tecido de granulação periférico, drenando exsudação serossanguinolenta marrom-avermelhada em moderada quantidade e odor característico, com bordas fragilizadas e irregulares, perilesão fragilizada, edemaciada e hiperemiada. Foi indicado o tratamento com OHB, sendo realizado 15 sessões a 2,5 ATA (atmosfera absoluta) com duração de 1 hora e meia cada, num período de 30 dias de acompanhamento. Após este período, evoluiu com melhora importante da lesão, apresentando aproximação das bordas, diminuição da secreção e dos sinais flogísticos.
Conclusão: Conclui-se que a OHB pode ter auxiliado na evolução positiva do caso relatado através do maior aporte de oxigênio, aumento da angiogênese, diminuição da inflamação e controle infeccioso, o que reforça a importância do acompanhamento avançado em feridas no cuidado pós-operatório do trauma.
Trabalho 02 EWMA 2024